Wong Hong Cho, Chief Marketing Officer da Hyundai Motor, explica em fórum promovido pela IDEO (premiada agência de design global) e pela revista Monocle em San Francisco (EUA), que o show-room de carros é tipicamente uma das piores experiências pelas quais o shopper passa em sua jornada de compras. Para ele, a razão principal para isso acontecer é que esses grandes espaços aproveitam de forma pobre a oferta de serviços aos shoppers e não geram experiências imersivas. E, alguns casos, o máximo que se oferece são locais próprios para as crianças brincarem enquanto esperam os pais verem os carros, o que convenhamos não é lá grande coisa...
A Hyundai planeja uma mudança global no design de suas concessionárias para oferecer essa experiência, que tem como linha mestra o que eles chamam de “Modern Premium”.
Para o CMO da Hyundai, “modern premium” é um conceito de design de loja que engloba uma experiência completa, não apenas o produto por si só (será uma referencia às Apple Stores?). Já há concessionárias Hyundai testando esse conceito: em uma das primeiras iniciativas, uma loja abriga uma galeria de arte, com carros pintados sob inspiração de obras de Van Gogh.
Segundo Cho, ainda que na indústria automotiva seja pesadamente baseada em atributos tangíveis, cada vez mais o intangível toma conta do cenário de consumo. Para ele, “você não pode ter um produto superior com uma comunicação inferior”, e a experiência é parte da comunicação da marca. No conceito de imersão, proposto pela marca, a loja é algo que deve ir além da relação espaço-produto.
Falando em imersão, um exemplo dado no fórum da IDEO é o das lojas Issey Miyake de NYC. Vale a pena conferir o que o design pode fazer por uma marca em um ambiente de loja.
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