BIG DATA: a última bolacha do pacote?
Não mesmo. Dados são dados. BIG DATA, só um monte deles.
Para fazer bom Shopper Marketing precisamos de dados, muitos. Não negamos nada: pesquisas de consumer, dados de produtos, resultados de focus groups, Nielsen, Retail Link, BIS, shop alongs, intercepts, árvores de decisão e por aí vai. Precisamos, mais do que em qualquer outro negócio, de dados para comprovar os resultados de nossas campanhas: se não dá para medir, não é Shopper Marketing.
Juntar tudo isso é (ou pode ser) fácil. O complicado é a geração de insights de verdade a partir desta parafernália toda. Porque não estamos falando só de números, mas de gente.
Parece simples a princípio: mais dados, melhores insights, melhores ideias. Tudo resolvido finalmente na vida de planners, criativos, marcas! Mas temos visto tudo igual por aí, igualzinho. E já faz tempo.
Concordamos com o que lemos hoje na Marketing Mag: BIG DATA é a combinação de dados brutos com um "smart strategic thinking" nascido do real entendimento do ser humano. Resultado: personal insights.
Não é tão simples assim. É preciso mais que uma montanha de dados: repertório, sensibilidade, open mind e engajamento real com o problema fazem parte do pacote.
http://www.marketingmagazine.co.uk/article/1216254/stop-talking-data-start-talking-insight
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