Juliana Nappo, VP de Insight & Estratégia do Grupo Toolbox, acompanhou a 3a edição do Programa "Sustentabilidade de Ponta a Ponta" do Walmart, que aconteceu hoje em SP. O programa, criado pela subsidiária brasileira há cerca de 5 anos, tem como objetivo engajar os principais fornecedores da rede no desenvolvimento de produtos com o menor impacto ambiental e conta com a parceria e apoio técnico do CETEA - Centro de Tecnologia de Embalagem do Estado de São Paulo.
Tendo como mestre de cerimônia a jornalista Sônia Bridi, o evento deste ano apresentou 18 novos produtos que conseguiram, a partir de inovações em produto, processos produtivos ou logística, por exemplo, reduzir significativamente seu impacto ambiental.
A primeira apresentação da manhã foi de Daniela de Fiori, VP de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Walmart. Ela deixou claros os desafios e conquistas do programa:
- atuar na cadeia produtiva como um todo, "de ponta a ponta", levando em conta o Ciclo de Vida dos produtos
- trabalhar com diversos segmentos, tendo em vista que a rede tem mais de 50 mil itens em suas gôndolas
- Transformar produtos líderes de mercado em produtos mais sustentáveis
Estruturado tendo uma agenda focada em 4 grandes temas - Amazônia, Pescados, Carne e Ciclo de Vida - o Programa busca estimular empresas e marcas líderes a terem produtos mais sustentáveis, de forma que a shopper do WM não precise abrir mão de suas marcas favoritas para ajudar o planeta. Segundo a VP, as empresas que já tem produtos dentro do Programa representam cerca de 21% das vendas do Walmart no país. Ela reforçou a importância da colaboração varejo-indústria para o desenvolvimento de projetos desta natureza.
A segunda apresentação foi de André Trigueiro, jornalista da Rede Globo, editor-chefe do programa Cidades e Soluções da Globo News e Professor-Doutor da COPPE/UFRJ. Adepto do jornalismo engajado, que conseguiu colocar o tema ambiental na pauta de grandes veículos, o jornalista apresentou um apanhado bastante amplo enfocando questões relacionadas a 5 grandes temas que permeiam a questão ambiental não só para governos, mas principalmente para as empresas de bens de consumo:
1. ECOLOGICAL FOOTPRINT, conceito que engloba dois pilares fundamentais da sustentabilidade atual: Rastreabilidade e Selagem (ou certificação)
2. GEOPOLÍTICA ENERGÉTICA, quando lembrou, por exemplo, que durante a Rio+20 a diretora-geral do FMI Christine Lagarde disse que acharia absolutamente cabível que a OMC sobre-taxasse produtos com emissões de CO2 acima do aceitável
3. ÁGUA, em que apresentou o dado alarmante de que, caso não sejam investidos R$20bi até 2015, haverá falta d'água em 55% dos municípios brasileiros
4. LIXO: de forma bastante contundente, ele reforçou a responsabilidade das empresas na gestão de seus resíduos sólidos e a importância da Lei de Resíduos Sólidos e seus potenciais impactos
5. SELOS VERDES: ele apontou a problemática da "indústria" de certificações, que expõe produtos e marcas a entidades pouco confiáveis e dificulta o ganho de credibilidade dos selos verdadeiramente comprometidos com a sustentabilidade junto aos consumidores
A seguir foram apresentados os 18 novos produtos que entraram para o Programa este ano, organizados em 3 painéis temáticos - alimentos, higiene-beleza e limpeza - que contaram com a presença de CEOS e Diretores das empresas parceiras para discussões sobre os projetos, desafios e conquistas.
Abaixo segue a lista de produtos organizada por segmento:
ALIMENTOS
- Cappuccino Nescafé (Nestlé)
- Hamburguer Friboi (JBS)
- Molho de Tomate Pomarola (Cargill)
- Arroz Pilecco Nobre (Pilecco)
- Leite Condensado Itambé (Itambé)
- Maionese Hellmann`s (Unilever)
- Fbz Cola e Guaraná (Brasil Kirin)
- Creme Dental Colgate - Pack Promocional (Colgate-Palmolive)
- Escova Dental Walmart (marca própria WM)
- Shampoo Johnson`s Baby (J&J)
- Lenços Kleenex (Kimberly-Clark)
- Protetor Solar Nivea Sun (Nivea)
- Sandálias Ipanema Bem Estar (Grendene)
- Pano para Pia Fibra de Bambu Scotch-Brite (3M)
- Glade Aerosol (SC Johnson)
- Sacos Reciclados (Embalixo)
- Ariel Power Pods (P&G)
- Vanish Poder 02 Concentrado (Reckitt-Benckiser)
André Trigueiro, jornalista da Globo News
Márcio Nappo, Diretor de Sustentabilidade da JBS, no Painel de Líderes do segmento de Alimentos
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