1 de out. de 2013




Forte, não é? Quem disse isso foi Marc Pritchard, Global Brand Building Officer da P&G, durante a Dmexco - Digital Marketing Exposition & Conference, que aconteceu em Colônia (Alemanha) na semana passada. 

Não vou dizer que ele é corajoso por falar isso num evento focado em Digital simplesmente porque ele é Marc Pritchard, o cara que comanda o Marketing do maior anunciante do planeta há vários anos. 

Mas porque falar de Digital num blog sobre Shopper Marketing? Primeiro, porque o shopper é multicanal. Segundo, porque é a P&G falando, empresa que criou Shopper Marketing junto com o Walmart há quase 20 anos quando reinventaram a experiência de compra da categoria Baby nos US.

Pritchard diz que o ambiente digital tem sido importante sim para dar o start em grandes campanhas (lembrem do case Old Spice). Mas que o fato de ser digital foi um acaso e o que definiu o sucesso dessa e de outras campanhas foi a IDEIA, que depois foi extrapolada para todo o marketing mix.

E aí eu me lembro do famoso STORE BACK, também da P&G, e que isso também pode acontecer com Shopper Marketing: o insight pode vir da observação do comportamento de compra, a campanha ser ativada primeiro na loja e depois ganhar todas as demais ferramentas de Marketing.

E passo a achar ainda mais bacana o que ele afirma no final: que tudo é BRAND BUILDING. Todas as ações, independente de onde venham, devem contribuir para que as marcas se fortaleçam, as vendas aumentem e os lucros também.




1 comentários:

  1. Discordo muito da visão dele e explico o motivo:
    A ideia sempre será muito importante para qualquer tipo de projeto, inclusive para uma campanha de Marketing. Porém, assim como ele, muitos ainda comentem o erro de confundir Marketing Digital como se fosse um Canal Digital ou quem sabe uma Mídia Digital. Com certeza, a ideia pode não começar por ela, mas sem dúvida irá passar por ela. Seja numa ação de P&R, seja num filme bacana na TV, seja num evento. Todas estas mídias, que ainda hoje temos a "MANIA" de dividir assim, irão acabar num dispositivo digital. Seja na captação de um show por parte do consumidor, seja um P&R bem sucedido compartilhado nas redes sociais ou num filme emocional que acabou de passar na TV. Com certeza o DIGITAL não foi a causa, mas ela sempre será o EFEITO. Porque os únicos que não vivem PUGLADOS atualmente são os monges tibetanos, tribos diveras, etc. Ideias não aparecem por causa do CANAL ou da MÍDIA que se usa. Ela vem de insights e com certeza de muita observação, mas se o EFEITO é o DIGITAL, não dá para ignorar o MARKETING neste caso. Até porque, costumo dizer para os que ainda insistem em dizer que o DIGITAL é um canal, ou uma mídia, ou um segmento dentro de uma agência ou empresa. Não existe mais LINE, existe sim um universo DIGITAL apoiado por todas as outras mídias. Sim, na minha opinião, atualmente ele está acima de tudo, até que as pessoas abandonem o SMARTPHONE, a TV DIGITAL, o TABLET, etc, etc, etc :-)

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