Nós chamamos de SHOPPER SOLUTION. Porquê?
Porque é mais direto e entrega o que mais gostamos ao fazer Shopper Marketing: facilitar a vida do cidadão que vai às compras, fazê-lo feliz por encontrar o que quer, maximizando a eficência e a rentabilidade do varejista e o engajamento com as marcas.
Mas o "occasion based" tem seu valor fundamental ao propor aos pensantes shopper marketers que, de forma organizada, mapeiem as diversas situações que podem acontecer no dia a dia de seu shopper e que tenham (ou possam ter) relação com a categoria de produtos e os canais pelos quais são responsáveis.
Mapear é primeiro passo para pensar estrategicamente. O segundo é entender a relevância que cada ocasião tem para o shopper e para o varejista. Depois, é preciso definir como levar a ocasião para a loja.
Mas o que é uma ocasião? O Natal certamente é uma, a Páscoa, o Carnaval. Mas não é disso que estou falando: estas são as famosas Datas Comemorativas e já trabalhamos bem (ou mal) com elas há algum tempo.
Receber pessoas para o jantar é uma ocasião, fazer um cachorro-quente para seus filhos e os amiguinhos numa sexta-feira é outra. Preparar a lancheira da sua filha, relaxar ao final de um dia de trabalho.
Aqui no Brasil temos os "Cantinhos do Churrasco" espalhados por aí que servem muito bem os churrasqueiros habituais. Mas o resto não passa de cross-merchandising.
Levar uma ocasião para a loja significa trazer consumer insights para o centro das estratégias de Shopper Marketing, definir a missão de compra e criar uma solução que realmente faça sentido para o shopper, agregando vendas e margem para o varejista.
Para dar certo, muitas vezes rompe-se com a forma habitual de organizar a loja por categorias e parte-se para a criação de novos formatos, seções inéditas, novos mini floors, novas lógicas de navegação.
Nos links abaixo há algumas referências interessantes, vale se inspirar:
http://www.insideretail.com.au/2013/08/07/bringing-occasions-instore/
http://www.insideretail.com.au/2013/09/24/tips-quick-trips/
http://www.cpgmatters.com/In-StoreMarketing0512.html
http://www.hmtassociates.com/public/work/shopper_marketing/solution_centers.cfm
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