Por Rafael D'Andrea, CEO do Grupo Toolbox, de Dusseldorf, Alemanha
O nome do jogo na EuroShop2014 é EXPERIENCE e CONEXÃO.
Dentre as muitas apresentações, a que classifiquei como a melhor do dia de ontem foi a de Oliver Disney, Head of Business Development da Green Room do Reino Unido. Misto de escritório de design e agência criativa, focada na construção de marcas no varejo, a Green Room mostrou seus casos de sucesso em marketing experiencial no varejo especializado.
Seguindo um processo definido como IDEA (Informe, Defina, Expresse e Aplique), a empresa mostrou exemplos de como o marketing experiencial é construído nos dias conectados de hoje. Mercedes, Converse, Maseratti, Nike e outros clientes serviram de ilustração para sua metodologia experiencial integrada que foi definida em 4 partes:
1) Imersível: foram apresentados designs de varejo cada vez mais parecidos com santuários, intervenções e festivais patrocinados por marcas jovens, como Nike "steam a fit" no "Flyknit at Somerset in London"
2) Interativa: a internet tem sido usada para provocar os shoppers a agregarem suas estórias ao produto no meio digital, a cocriação (como o estúdio de customizaçao da Converse) e customização de produtos cada vez mais integrada eletronicamente torna os shoppers curadores e criadores de seu próprio conteúdo. A tendência que ficou marcante pela inovação foi a colaboração entre marcas e outras marcas e marcas e artistas, a nova garrafa de Don Perignon ilustrou esse movimento
3) Enriquecedora: Experiências enriquecedoras como o uso de "taylored experiences " da marca Clinique e o reconhecimento facial na Tesco para interagir com os shoppers, o Beauty Concierge da Target, entre outros foram apresentados aos 100 presentes
4) Conectada: a tecnologia irá nos ajudar a entregar serviços mais completos aos shoppers. O exemplo mais marcante são os já famosos drones da Amazon, robôs que em 5 anos estarão entregando via aérea em nossas casas os produtos que compramos no website. Também o exemplo da Starbucks "tweetacoffee" mostrou como unir real e virtual de forma agradável e divertida, e outros exemplos exibiram as estratégias de marcas e varejistas sobre como colocar o virtual na experiência de compra real dos shoppers.
Mais do que absorver inovações conceituais relevantes, esta visita à EuroShop está nos dando a possibilidade de ter contato com os cases mais importantes de experiência e conectividade da Europa. Essa visão reforça nossa crença nas grandes possibilidades que o varejo brasileiro ainda tem para encantar seus shoppers, pois estamos vendo in loco que é possível gerar experiência e conectividade em diversas categorias, oferecendo experiências inéditas e altamente valorizadas pelos shoppers.
Fotos: Rafael D`Andrea, Toolbox Group, 2014
Rafael D`Andrea na EuroShop 2014
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