Falar em Omnichannel para muitos significa que nada mais faz sentido em Shopper Marketing. Afinal, não existiria mais um path to purchase, ou caminho de compra. Tudo estaria definitivamente indefinido (!?), não seria mais possível descobrir onde impactar o shopper pois ele estaria (e de verdade está) num ritmo tão frenético de pesquisa, engajamento e compra através de tantos canais disponíveis que tudo o que falamos de Shopper Marketing estaria condenado. Mas não podemos ser ingênuos a ponto de achar que Omnichannel é alguma metodologia ou ferramente nova. Nada disso, pessoal. Omnichannel é um comportamento do shopper que está exigindo que as marcas e varejistas desenvolvam as suas omnichannel strategies. Logo, Shopper Marketing.
Para isso estão começando a aplicar táticas que garantem uma presença básica nos diversos canais em que o shopper está e algum engajamento com ele. São dicas conhecidas, como usar mídias sociais e integrar reviews de shoppers e consumidores em suas informações de produto, por exemplo, e outras nem tanto, como personalização de ofertas e preços através de dados de compra (falamos disso ontem) via mobile devices.
Um white paper da Booz&Co faz uma análise muito interessante de como Shopper Marketing e Omnichannel tem tudo a ver e mostra que a palavra mágica que define essa relação é INTEGRAÇÃO. Vale a pena: http://www.booz.com/global/home/what-we-think/reports-white-papers/article-display/reimagining-shopper-marketing
0 comentários:
Postar um comentário