8 de nov. de 2013



No livro "Trade Marketing - Estratégias de Execução de Distribuição e Execução de Vendas" - Ed. Atlas, 2010,  o autor Rafael D'Andrea (CEO do Grupo Toolbox) se referia a Shopper Marketing como "marketing voltado para o shopper". 
Algum tempo se passou e isso se transformou em Shopper Marketing à medida em que o mercado precisava de um rótulo para a nova disciplina. Agora, vemos grandes empresas como Mondelez (antiga Kraft) nomeando "Shopper Insights & Category Management Directors" e "Diretores de Marketing para Shoppers" no caso da Unilever. 

Hoje Rafael nos apresenta o desafio de pensar sobre os caminhos que Shopper Marketing está abrindo dentro das mentes, corações e estratégias das marcas. Abaixo ele propõe uma enquete, que tem como objetivo suscitar em todos os interessados em Shopper Marketing uma reflexão mais profunda sobre o papel da disciplina hoje e no futuro:

"De um lado vemos as mídias tradicionais migrando para as interativas com uma velocidade sem precedentes. Esse movimento acaba por mesclar Branding com Shopper Marketing, já que no mundo omnichannel do marketing digital não há espaço para apartar a comunicação da marca do processo de decisão de compra do produto. 

Um outro ponto de vista é o que considera o ponto de venda físico ou virtual como um canal de construção de experiência com a marca. Nesse contexto, a integração com o gerenciamento de categorias e a melhoria do ambiente de varejo e da shoppability (ou ease of shop - facilidade para comprar) é fundamental.

Pessoalmente acredito num esforço de marketing voltado para os shoppers integrado. Mas qual seria a melhor alternativa: separar shopper insights de consumer insights e consolidar a área de gerenciamento de categorias, ampliando sua área de influência? Ou tratar o marketing voltado para o shopper como parte da comunicação ao consumidor?

Fuel for thoughts…como será o amanhã do shopper marketing?" 

Participe dessa reflexão deixando seu comentário aqui no blog, no Linkedin da toolbox ou da ShopperAge ou na nossa página no Facebook.


Demais livros do autor: 

- "Shopper Marketing - A nova estratégia integrada de Marketing para a conquista do cliente no Ponto de Venda" - http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22636942

- "Um olhar para o Shopper - ensaios sobre Shopper Marketing, canais e Neuromarketing"- http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42090421

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