por Daniel D`Andrea, Diretor da Serasa Experian e coloborador do blog Na Pele do Shopper
Fotos: Daniel D'Andrea
Fotos: Daniel D'Andrea
Em recente viagem à Tailândia, fiquei
bastante bem impressionado com o Siam Center/Siam Paragon em Bangkok. O centro
de compras, moderno e elegante, ostenta muitas das mais famosas e exclusivas
grifes do mundo, além de marcas locais e internacionais mais
acessíveis.
Confira mais no site: http://www.siamparagon.co.th/
Confira mais no site: http://www.siamparagon.co.th/
No entanto, o que me chamou mesmo a atenção
foi o supermercado localizado no piso inferior do complexo, o Gourmet Market.
Neste mesmo piso estão também os restaurantes da “praça de alimentação”, se é
que podemos chamá-los assim, pois em nada lembra aquelas que conhecemos no
Brasil.
O Gourmet Market, grande e bonito, tem
prateleiras impecavelmente arrumadas (mantidas por funcionários que se dedicam
a esta função), pontas de gôndolas arredondadas e padronizadas, que permitem
maior exposição aos produtos, contando muitas delas com tvs informando das
promoções específicas.
Além disso, todos os “departamentos” relacionados à comidas, especiarias, frutas, cosméticos, chás e cafés, entre outros, estão dispostos em forma de ilhas, como em uma loja de departamentos, com vendedores especializados em cada um, conferindo um charme adicional ao ato da compra.
Outros aspecto surpreendente foi o fato de
haver check-outs nas 2 saídas do mercado. Ou seja, a loja não tem uma parte da
frente ou do fundo, uma vez que tanto se pode entrar quanto pagar e sair por
quaisquer dos lados. Além de confortável e conveniente para o shopper, dá mais amplitude à loja.
A “praça de alimentação”, em frente a uma
das saídas do Gourmet Market, também apresenta uma disposição bonita e
inovadora. Os restaurantes também estão em espécies de ilhas, tendo cada um sua
cozinha ao centro, aberta e às vistas dos clientes com as mesas ao redor,
criando vários corredores. Com isso, somado ao design moderno e descolado dos
restaurantes, tem-se uma sensação de bastante aconchego e privacidade, bem
diferente da maioria das praças de alimentação encontradas nos shoppings
brasileiros. O resultado final é um ambiente elegante, mas informal, bonito e
agradável.
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