24 de mar. de 2014


No post anterior falamos de mais uma inovação da Tesco, a Virtual Reality Store, cuja tecnologia ainda não disponível em larga escala a condena a ser ainda uma sinalização do que será o futuro. Mas as Virtual Stores, por exemplo, entre outras inciativas de e-commerce, já são realidade para muitos shoppers e desembarcaram no Brasil por meio de alguns dos maiores varejistas do país.

Matéria publicada na Revista Supermercado Moderno deste mês apresenta exemplos já implementados pelo varejo no país que provam ser o mobile-commerce não mais uma tendência, mas sim uma aposta das grandes redes para atender melhor seus shoppers e impactar os resultados positivamente.

E-commerce, Virtual Stores e Mobile-commerce são as novas modalidades que desembarcaram por aqui, e algumas inciativas já mostram que vieram para ficar:

1 - E-commerce

> "Buy online, pick up in store": a rede Extra está implantando o formato "buy online, pick up in store", já batante comum nos EUA e Europa. Batizado de drive thru, existe hoje em apenas uma loja de cada bandeira na capital paulista, mas até o final de 2014 deve chegar a mais 8 lojas. 

> Virtual Store In Store: O Walmart,  por sua vez, agregou mais produtos ao seu comércio online trazendo outras lojas para seu portal de vendas virtual. Neste caso, as empresas parceiras se encarregam da logística de entrega e o Walmart da transação com os shoppers, sendo que este recebe um % sobre o valor de cada venda.

2 - Gôndola Virtuais: a Coop instalou painéis de compra virtuais chamados "Coop em Casa" em locais de grande circulação, como clubes e áreas de lazer, onde são vendidos itens não alimentares. O sistema, integrado ao portal de vendas da rede, requer apenas um leitor de QR Code e internet móvel para funcionar. Segundo a rede, o projeto ainda e um piloto, ams já tem se mostrado muito atraente.



3 - Mobile e-commerce: as grandes redes estão atualizando seus aplicativos ou adaptando seus portais para o design responsivo a fim de rapidamente melhorar a experiência de compra do shopper nos dispositivos móveis. Superando os R$2 bilhões em 2013, o que representa 3,6% do total de transações do ano, o mobile e-commerce no Brasil passa a enfrentar agora o desafio de virar rotina para categorias ainda não tão representativas neste universo, como alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza.

Confira a matéria na íntegra: http://www.sm.com.br/Editorias/Negocios/Solucoes-virtuais-para-elevar-as-vendas-da-rede-22952.html

0 comentários:

Postar um comentário